Páginas

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Brasileiros leem pouco e escrevem mal. O que está faltando?

A cultura, a sociedade, e a educação dada pela família são aspectos que influenciam na construção da personalidade do indivíduo. Ninguém nasce com idéias e opiniões formadas, elas vão se desenvolvendo ao longo da vida de acordo com o meio social em que cada ser vive.

Gostamos de algumas coisas e detestamos outras, essa distinção que fazemos é fruto da experiência obtida.

No caso da leitura isso também ocorre, se a criança cresce influenciada pelo habito de ler, o gosto pela leitura surge. A boa experiência que ela desenvolve desse costume é o que a fará sentir prazer em ler. Quem é um bom leitor, tem facilidade para escrever. Isso ocorre, porque a leitura amplia o conhecimento e insere novas palavras ao nosso vocabulário. Porém, "quando falta leitura, escrever é difícil. O imaginário é limitado". As palavras se desgastam pelo uso frequente, não há diversidade no que se produz.

Grande parte da sociedade brasileira ainda não cultiva a leitura. Até mesmo nas escolas, o hábito de ler não tem seu devido valor. Talvez por isso, muitos cidadãos escrevem mal, pois escrever está associado a leitura.

Por Bianca Silva.

5 comentários:

  1. Belíssimo trabalho!
    Teu desempenho e crescimento me animam bastante
    Aquele abraço...
    Pró Tice

    ResponderExcluir
  2. gostei do seu modo de pensar concordo com tudo que vc disse.

    ResponderExcluir
  3. foi uma boa sugestão de trabalho em clase concordo plenamente, peço por gentileza mande para o meu email esse artigo que considero de ponta. Meu email é venulima@hotmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Agradecemos por visitar o blog e peço desculpas por não responder antes, mas como pode perceber, nosso blog encontra-se inativo...
      Realmente foi um bom trabalho proposto pela professora Eletice. Infelizmente não tenho mais o texto que serviu de orientação! Se não me engano, ele foi retirado da revista Veja e a autoria é de Lya Luft. Nós, alunos, lemos em sala de aula e cada um produziu um pequeno texto sobre o esse assunto... Que bom que gostou do resultado! Abraços, Bianca.

      Excluir
  4. Parabéns ficou muito bom 👏👏👏👏

    ResponderExcluir