Páginas

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Brasileiros leem pouco e escrevem mal. O que está faltando?

A cultura, a sociedade, e a educação dada pela família são aspectos que influenciam na construção da personalidade do indivíduo. Ninguém nasce com idéias e opiniões formadas, elas vão se desenvolvendo ao longo da vida de acordo com o meio social em que cada ser vive.

Gostamos de algumas coisas e detestamos outras, essa distinção que fazemos é fruto da experiência obtida.

No caso da leitura isso também ocorre, se a criança cresce influenciada pelo habito de ler, o gosto pela leitura surge. A boa experiência que ela desenvolve desse costume é o que a fará sentir prazer em ler. Quem é um bom leitor, tem facilidade para escrever. Isso ocorre, porque a leitura amplia o conhecimento e insere novas palavras ao nosso vocabulário. Porém, "quando falta leitura, escrever é difícil. O imaginário é limitado". As palavras se desgastam pelo uso frequente, não há diversidade no que se produz.

Grande parte da sociedade brasileira ainda não cultiva a leitura. Até mesmo nas escolas, o hábito de ler não tem seu devido valor. Talvez por isso, muitos cidadãos escrevem mal, pois escrever está associado a leitura.

Por Bianca Silva.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Elementos da textualidade

A expressividade depende da escolha de palavras específicas, de maior precisão.

Por Karla Gomes

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Brasileiros lêem pouco e escrevem mal. O que está faltando?

       Os brasileiros tem o péssimo costume da falta de hábito de leitura, é muito raro encontrarmos nas ruas pessoas lendo um livro ou uma revista, o que se deve ao fato de que há uma certa falta de interesse do brasileiro pela leitura, falta disposição da parte da sociedade para aprender mais, buscar conhecimento.

        Uma questão que tem gerado a falta de interesse na leitura é a preguiça de se analisar algo, julgando aquela atividade cansativa ou não-prazerosa, e é assim que a grande maioria dos cidadãos é formada, sem intimidade com os livros, preguiçosa e que tem na leitura um castigo, ao invés de uma forma interessante de aprendizado.

       O fato é que toda essa questão da carência de leitura do brasileiro tem prejudicado bastante a maneira como escrevem. É muito comum vermos produções textuais vergonhosas de pessoas que, segundo o grau de escolaridade em que estão, são consideradas "preparadas" para alcançar um bom emprego.

         Entretanto, o quadro ainda não é irreversível. Pode-se ainda conseguir alterar o pensamento da sociedade brasileira em relação à leitura. A questão é que, deve-se, desde cedo, transformar a leitura em algo do cotidiano dos brasileiros. Torná-la parte do seu dia-a-dia, ao ponto de as pessoas sentirem o desejo de ler todos os dias, sem que esta atividade seja algo obrigatório na sua vida.

                        

                                                                                                              Enviado por Fernando Aragão'

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Brasileiros leem pouco e escrevem mal. O que esta faltando?

"QUANTO MAIS UM INDIVÍDUO LÊ MAIS INTEGRADO COM O SEU MEIO ESTARÁ"

A maioria dos estudantes do Ensino Médio de hoje não se preocupam com os estudos. Os mesmos preferem jogar no computador, assistir televisão, ouvir MP4, acessar a internet (orkut, twitter); mas não "consegem" pegar um livro, revista ou  jornal para ler. 

Por que as pessoas sentem tanta dificuldade em ler e escrever? Seria a preguiça? Falta de dinâmica no colégio? Desinteresse dos pais em acompanhar o desenvolvimento dos seus filhos na escola? Através da leitura as pessoas constroem suas próprias opiniões sobre tal assunto, conhecendo novas palavras; contribuindo para o seu vocabulário!

A leitura no Brasil sempre foi um grande problema. Cerca de 10% da população brasileria apresentam analfabetismo absoluto. Se as escolas, com ajuda do governo, promovessem projetos que chamassem a atenção do público, acredito, que teríamos estudantes mais empenhados perante os seus estudos. Sendo que através da leitura (estudo) iremos entrar na faculdade e sair dela grandes profissionais!!!

OS PAIS E OS PROFESSORES PRECISAM DESPERTAR NAS CRIANÇAS O INTERESSE PELA LEITURA *--*


" A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede".      ( Carlos Drummond de Andrade)


Thaís Almeida *-----*


Brasileiros leem pouco e escrevem mal. O que esta faltando?

A leitura é fundamental para o desenvolvimento intelectual dos seres humanos, mas vem sendo cada vez menos praticada pelos brasileiros! Seria tão bom se todos, nunca deixassem esse hábito de lado, pois é através dele que somos capazes de  criar uma série de conceitos e adquirir muito aprendizado. Assim saberiamos nos expressar mais, conversar sem medo de falar besteiras, escrever bem, como aqueles antigos escritores, que possuiam vocabularios  extraordinários!
" Uma leitura de qualidade representa a oportunidade de ampliar a consciência, a visão do mundo."
 É necessário que a iniciativa pela leitura comece desde cedo, que os pais, e nao só os professores, tenham um papel importante no processo de incentivo a leitura!

"Quem não lê, não pensa, não sabe, não vive, não formula, não diferencia"

Roberta'

Brasileiros lêem pouco e escrevem mal. O que está faltando?

Hoje existe muitos discussões sobre os atuais leitores e escritores de nosso país.. Se escrever bem e conseqüência de uma boa leitura...  Muitos acham que para fazer ser um bom escritor primeiro é preciso ser um leitor, pois a partir da leitura é que será possível desenvolver um texto de qualidade...

Na minha concepção, para ser um bom escritor não é preciso ser também um bom leitor, primeiro é preciso saber se colocar diante do assunto proposto e de acordo com os conhecimentos se adequar ao texto... Mas lógico que uma boa leitura também facilita na escrita...

Thiane dos Santos *