Páginas

quinta-feira, 22 de abril de 2010

A arte de 'ler' o que não foi dito    '')


Estar preparado para enfrentar qualquer tipo de texto significa, como leitor, adaptar-se às condições criadas pelo autor do rexto, de tal modo que se tenha condições, no final, de formar um juízo sobre o que se leu.
A maneira de ler um texto é decifrando os sinais (letras, imagens..) que os constituem. Há textos em que o que não foi escrito também deve ser levado em consideração para que ele possa ser verdadeiramente compreendido.
Nesses textos contém os pressupostos, circustância ou fato considerado como antece
dente necessário de outro. Ex: Convite para festa. O pressuposto é que deve haver comidas e bebidas.
Muitas vezes, explicitar os pressupostos significaria informar o óbvio, o esperado em um dado contexto. O interessante é perceber que, em algumas situações, o pressuposto não é tão óbvio e
conhecê-los nos auxilia a ter uma melhor conpreensão do que está sendo realmente dito.
Quando lhe damos com uma informação que não foi dita, mas tudo nos leva a identificá-la, estamos diante de algo subentendido ou implícido. Ex: Querido, você trouxe camisinha? Está subentendido que ela não quer transar sem proteção contra doenças e gravidez.
Pressupostos e implícitos (subentendidos)são recursos frequentemente utilizados por autores no momento de elaboração de seus textos. Para assegurar uma boa leitura, é preciso estar atento a situações em que apenas a apreensão do sentido literal não é o bastante para compreensão do texto.

By: Karlinha e Loryh ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário