Páginas

sábado, 5 de setembro de 2009

Gêneros textuais

Gênero de texto refere-se às diferentes formas de expressão textual. Nos estudos da Literatura, temos, por exemplo, poesia, crônicas, proza, conto, etc
Para a Linguística, os gêneros textuais englobam estes e todos os textos produzidos por usuários de uma língua. Assim, ao lado da crônica , do conto, vamos também identificar a carta pessoal, a conversa telefônica, o email, e tantos outros exemplares de gêneros que circulam em nossa sociedade.
Quanto a forma ou estrutura das sequências linguísticas encontradas em cada texto, podemos classificá-los dentro dos tipos textuais a partir de suas estruturas e estilos composicionais.

Exemplo:

(poesia)


Serenata


Permita que eu feche os meus olhos,
pois é muito longe e tão tarde!
Pensei que era apenas demora,
e cantando pus-me a esperar-te
.
Permite que agora emudeça:
que me conforme em ser sozinha.
Há uma doce luz no silencio,
e a dor é de origem divina.

Permite que eu volte o meu rosto
para um céu maior que este mundo,
e aprenda a ser dócil no sonho
como as estrelas no seu rumo.


Thallyta Alves, Rogério Lima e Thais Almeida

Um comentário:

  1. Parabens pelo Blog!
    Fico feliz por terem postado uma poesia minha,
    e mais ainda por saber que não ando só em minhas ilusões, encontrar quem aprecie poemas é dificil e mais ainda os que poesia fazem!
    abraço a todos!
    Ass: Lucas L. Cedraz

    ResponderExcluir